Confissão

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
1 João 1:9

Introdução

A confissão de pecado é uma parte normal e necessária da vida cristã. Toda verdadeira contrição leva um homem a confessar seus pecados de coração. Em um tribunal, uma pessoa que confessa um crime está concordando que, de fato, violou um padrão social. Quando confessamos nossos pecados, estamos admitindo que violamos a lei de Deus. Admitimos que escolhemos fazer, dizer ou pensar algo contrário à vontade de Deus, e ficamos culpados diante Dele. A confissão de pecado é a admissão do que fizemos e o acordo com Deus de que nossas ações ou palavras estavam erradas.

Confissão está relacionada ao “arrependimento”. Enquanto a confissão envolve admitir que o que fizemos foi errado, o arrependimento envolve um desejo de mudar de rumo. Não apenas reconhecemos nosso pecado, mas tomamos medidas para superá-lo e abandoná-lo. Confissão sem arrependimento são apenas palavras. A maioria das pessoas confessará um pecado quando pegas em flagrante, mas podem não ter intenção de mudar. João Batista pregou o arrependimento ao preparar o caminho para o Messias:

“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento.” Mateus 3:8

Em outras palavras, João aconselhou seus ouvintes a não apenas confessarem seus pecados, mas demonstrarem por meio de suas ações que eles realmente se arrependeram deles.

A Bíblia apresenta duas formas de confessarmos nossos pecados. Primeiro, devemos confessá-los a Deus.

Primeira João 1:9 diz que “se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Em segundo lugar, devemos confessar nossos pecados a outros crentes. Tiago 5:16 diz:

“Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados.”

Quando causamos dano a alguém, é apropriado confessar nosso erro para essa pessoa e buscar o perdão.

Principais Escrituras

Mateus 3:6, Marcos 1:5, Tiago 5:16

Perguntas

  1. Quais são as duas confissões distintas na Bíblia?
  2. Se eu aceitar a Cristo sem confessar meus pecados a Ele, serei salvo?
  3. Uma pessoa pode perder sua salvação se deliberadamente se recusar a pedir perdão à pessoa que ofendeu, ou dependerá da natureza do pecado cometido?
  4. Qual é a necessidade da confissão?
  5. Devemos confessar nossos pecados uns aos outros, em nossa opinião, já que muitas pessoas e cristãos não são confiáveis?